Como podemos ajudar?
<< Voltar para o Blog

Publicado em 19/07/2022 • Por Milena Figueiredo

A tecnologia como ferramenta de ensino

Compartilhar:

A tecnologia na educação já é uma realidade!Continuar lendo...

A tecnologia como ferramenta de ensino

Nos dias de hoje fica difícil pensar em educação sem tecnologia, pois ela já faz parte do nosso cotidiano em casa, no trabalho e principalmente nas horas vagas. Então, como poderia ser diferente com a educação? Afinal, a ideia é aproximar os métodos de ensino a realidade dos alunos. Os alunos de hoje são diferentes dos alunos que fomos um dia, porque insistir em ensina-los da mesma maneira? É preciso analisar o comportamento dos nossos alunos e descobrir quais são os estímulos necessários para levá-los a aprender.  

É importante também desmistificar o uso de tecnologias, pois elas já são utilizadas a muito tempo, antes mesmo dos computadores, celulares e tablets. Por isso é preciso entender que tecnologia nada mais é do que técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos que são utilizados para resolver problemas.  

Isso significa que a tecnologia e a inovação já fazem parte do ambiente escolar, exemplo disso é Hornbook, uma chapa de madeira com letras e figuras impressas, que era utilizado por volta de 1450, pelos educadores ingleses para alfabetizar as crianças através de textos religiosos. Com o passar dos anos, novas tecnologias foram sendo criadas, como o quadro negro, o lápis, o retroprojetor, o rádio, a TV e tantos outros instrumentos que nos auxiliaram e nos auxiliam até hoje.  

 

hornbook


 

Mas claro que, com a chegada da internet e a facilidade de acesso aos computadores e dispositivos eletrônicos, todo processo educacional vem se modificando. O papel do professor que antes era de disseminador de conteúdo, passa a ser de auxiliar os alunos a navegar em meio a tantas informações, o professor passa então a ser o mediador enquanto o estudante passa a ter participação ativa e autônoma no seu processo de aprendizagem.  

É sabido que a pandemia escancarou essa verdade para todos os professores. Tivemos que nos adaptar e aprender como funciona toda essa tecnologia, que os alunos dominam e parecem nascer sabendo. Foi desafiador, mas de extrema importância para percebermos que o professor deve se tornar o facilitador do processo de aprendizagem, usando as inovações como ferramenta para agregar e atrair a atenção dos alunos. 

Entre as diversas tecnologias que podem ser utilizadas em favor do ensino, existem as ferramentas de experimentação, que são os kits de robótica e maker, as plataformas de ensino de programação, as produções audiovisuais e tantas outras. Essas ferramentas colocam o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, além de trabalhar as competências cognitivas, estimulando as habilidades socioemocionais e a comunicação através do trabalho em equipe.  

Com isso, é perceptível que as tecnologias são nossas aliadas, através delas o aprendizado acontece de maneira contextualizada, em qualquer lugar e a qualquer momento, promovendo a equidade.  


 


 

[object Object]
Escrito por:

Milena Figueiredo

Pedagoga na Picode Education. Professora de Matemática, Física e Robótica. Com mais de 6 anos de vivência em sala de aula lecionando para o Ensino Fundamental I e II. Constante aprendiz, apaixonada por educação, ciência e tecnologia. Mãe do Vicente. Motivada a melhorar cada vez mais a educação do nosso país.

Imagem de uma estudante feliz olhando para a câmera

Curtiu Nossa Proposta?

Receba um
orçamento
personalizado.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nossas soluções e/ou tirar alguma dúvida, escolha uma das opções abaixo e entre já em contato com nossa equipe!