Como podemos ajudar?
<< Voltar para o Blog

Programação

Publicado em 08/07/2022 • Por Bruno Cesar Ribeiro

Nunca foi tão simples acender um LED

Compartilhar:

Programando um LEDContinuar lendo...

Nunca foi tão simples acender um LED

Você já imaginou fazer inúmeras atividades de programação, sem nem precisar de uma protoboard, vários fios e componentes soltos? Nós criamos um projeto que resolve essa questão, a PiBoard!  

Vamos começar aprendendo a piscar um LED com a PiBoard.  

Parece um projeto simples demais, mas isso exemplifica a utilização de uma PCB para controle de dispositivos externos. Os conceitos aprendidos neste exemplo servem para acionamento de outros dispositivos como ventilador, lâmpadas, motores e interruptor etc... 

O primeiro passo é iniciar o trabalho com uma placa, porque o LED mostrará que você é capaz de programá-lo. Este primeiro projeto será um pequeno grande passo para que você aprenda eletrônica e programação e possa fazer projetos mais complexos com a PiBoard. 

Mas o que é um LED?

LED (do inglês, Light Emitting Diode) é um diodo emissor de luz, sendo basicamente uma lâmpada que consome pouca energia. Por seu baixo consumo, está se tornando cada vez mais comum o seu uso em casas. 

O LED, assim como alguns componentes, possui um lado positivo “+” e um lado negativo “-“, essa característica também é conhecida como polaridade, na PiBoard o LED esta integrado sendo ativado por um sinal vindo do Arduino.  

Diagrama

Descrição gerada automaticamente
Representação dos polos de um LED

 

O que é um resistor? 

O resistor é o componente elétrico mais comum que existe. Uma das aplicações de um resistor, e a mais comum, é limitar o fluxo da corrente elétrica que passa em um circuito. 

Os resistores têm diferentes valores de resistência, quanto mais alta a resistência, mais ele irá limitar a corrente que passa por ele. O valor do resistor é fixo e é indicado pelas faixas de cores pintada nele. 

Texto, Quadro de comunicações

Descrição gerada automaticamente
Resistores de 220 e 10K ohm, respectivamente.

O que é programação Scratch? 

O Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT com o intuito de ensinar lógica de programação. Ele é usado em mais de 150 países em diversos idiomas, e a PiCode criou um software de programação em português, com base no Scratch deixando assim, mais fácil de aprender a lógica de programação.  

Material necessário:

Em todos os projetos teremos uma seção que mostrará os componentes que iremos utilizar.  

1x Placa PiBoard com cabo USB; 

1x Computador ou Notebook. 

Como ligar a PiBoard

Iremos conectar o cabo USB no computador/notebook e na placa fazendo com que a placa seja energizada. 

Para conseguirmos programar e finalizar nosso projeto iremos entrar no software da PiCode, seguindo o link: https://code.picode.com.br/signin.  

Código pisque um LED

Desenvolva o código a abaixo.  

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente
Programação em blocos para piscar o LED.

 

Depois, verifique e carregue o código para a placa utilizando o cabo USB. 

Possíveis erros 

Caso o projeto não funcione, verifique alguns dos possíveis erros: 

Verifique se a chave on off está desligada;  

Verifique se carregou o código; 

Verifique o cabo USB. 

Desafios 

Veja abaixo alguns desafios que você pode tentar:

  • Criar um código que faça os LED’s de número par acenderem por 1 segundo e, quando apagarem, os LED’s de número ímpar acenderem por 1 segundo. Após, apagar os LED’s de número ímpar e repetir tudo infinitamente.
  • Criar um código que faça os LED’s acenderem, um por vez, a cada 1 segundo, do vermelho até o azul. Após todos acesos, voltar apagando, um por vez, a cada um segundo, do azul até o vermelho. Repetir tudo infinitamente.

 


 

 

[object Object]
Escrito por:

Bruno Cesar Ribeiro

Técnico de hardware na PiCode Education. Graduando em Engenharia Mecânica, membro de equipe de robótica. Competi em campeonatos no Rio de Janeiro e Concórdia, onde colocamos em prática nossos conhecimentos e atingimos o pódio. Apaixonado pela adrenalina acima de duas rodas!

Imagem de uma estudante feliz olhando para a câmera

Curtiu Nossa Proposta?

Receba um
orçamento
personalizado.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nossas soluções e/ou tirar alguma dúvida, escolha uma das opções abaixo e entre já em contato com nossa equipe!