Programação
Publicado em 08/07/2022 • Por Bruno Cesar Ribeiro
Programando um LEDContinuar lendo...
Você já imaginou fazer inúmeras atividades de programação, sem nem precisar de uma protoboard, vários fios e componentes soltos? Nós criamos um projeto que resolve essa questão, a PiBoard!
Vamos começar aprendendo a piscar um LED com a PiBoard.
Parece um projeto simples demais, mas isso exemplifica a utilização de uma PCB para controle de dispositivos externos. Os conceitos aprendidos neste exemplo servem para acionamento de outros dispositivos como ventilador, lâmpadas, motores e interruptor etc...
O primeiro passo é iniciar o trabalho com uma placa, porque o LED mostrará que você é capaz de programá-lo. Este primeiro projeto será um pequeno grande passo para que você aprenda eletrônica e programação e possa fazer projetos mais complexos com a PiBoard.
Mas o que é um LED?
LED (do inglês, Light Emitting Diode) é um diodo emissor de luz, sendo basicamente uma lâmpada que consome pouca energia. Por seu baixo consumo, está se tornando cada vez mais comum o seu uso em casas.
O LED, assim como alguns componentes, possui um lado positivo “+” e um lado negativo “-“, essa característica também é conhecida como polaridade, na PiBoard o LED esta integrado sendo ativado por um sinal vindo do Arduino.
O que é um resistor?
O resistor é o componente elétrico mais comum que existe. Uma das aplicações de um resistor, e a mais comum, é limitar o fluxo da corrente elétrica que passa em um circuito.
Os resistores têm diferentes valores de resistência, quanto mais alta a resistência, mais ele irá limitar a corrente que passa por ele. O valor do resistor é fixo e é indicado pelas faixas de cores pintada nele.
O que é programação Scratch?
O Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT com o intuito de ensinar lógica de programação. Ele é usado em mais de 150 países em diversos idiomas, e a PiCode criou um software de programação em português, com base no Scratch deixando assim, mais fácil de aprender a lógica de programação.
Material necessário:
Em todos os projetos teremos uma seção que mostrará os componentes que iremos utilizar.
1x Placa PiBoard com cabo USB;
1x Computador ou Notebook.
Como ligar a PiBoard
Iremos conectar o cabo USB no computador/notebook e na placa fazendo com que a placa seja energizada.
Para conseguirmos programar e finalizar nosso projeto iremos entrar no software da PiCode, seguindo o link: https://code.picode.com.br/signin.
Código pisque um LED
Desenvolva o código a abaixo.
Depois, verifique e carregue o código para a placa utilizando o cabo USB.
Possíveis erros
Caso o projeto não funcione, verifique alguns dos possíveis erros:
Verifique se a chave on off está desligada;
Verifique se carregou o código;
Verifique o cabo USB.
Desafios
Veja abaixo alguns desafios que você pode tentar: