How can we help?
<< Back to Blog

Ensino

Published at 23/06/2022 • By Moisés Silva

A ação-reflexão-ação e o momento da descoberta

Share on:

Mesmo que não planejado, os docentes passam pelo crivo da ação-reflexão-ação!Continue reading..

A ação-reflexão-ação e o momento da descoberta

Mas o que isso significa?

 

O movimento da ação-reflexão-ação pode ser observado por meio da atuação docente que se engaja no processo do ensino-aprendizagem e ressignifica o objeto de estudo proposto. Este movimento busca nas críticas os pontos de reflexão para colocar o docente como agente de mudanças e mediador das situações apontadas. 

Desta forma, é possível evidenciar que a reflexão sobre uma ação denota saberes que projetam o processo de ensino-aprendizagem para além da transmissão de conteúdo e momentos instrucionais. Assim, a movimentação e a dinâmica de uma aula ativa-reflexiva-ativa não permitem que o docente esteja alheio ao momento, delegando toda a responsabilidade de refletir e propor resoluções ao aluno. Pois, assim como uma espiral da ação-reflexão-ação busca o seu próprio centro, o professor ensina e aprende, aprende e reflete, reflete e vislumbra novas possibilidades para o ensino. 

Outro aspecto do movimento da ação-reflexão-ação pode ser observado na participação dos próprios alunos em momentos específicos da aula, geralmente durante o compartilhamento de ideias. São os momentos de trocas que subsidiam o raciocínio lógico e apoiam conclusões pautadas em premissas que são elaboradas a partir das próprias trocas, o que contribui com o planejamento e sistematização de ações a serem colocadas em prática. 

O movimento da ação-reflexão-ação não tem fim em si mesmo, ele depende do engajamento das partes que constituem o processo de ensino-aprendizagem e corrobora com as práticas que buscam o aluno protagonista e autor do seu próprio objeto de estudo.  

É dentro desse movimento e com esse olhar que são pensados os encontros e temas presentes nos materiais e metodologia de ensino promovidos pela Picode Education, uma forma de ensinar que promove a ação-reflexão-ação com um dos elementos fundamentais para o momento da descoberta, para o instante em que o aluno percebe o conceito colocado em prática e assimila o seu significado para a vida.    

[object Object]
Written by:

Moisés Silva

Especialista em educação empreendedora pela UFSJ Del Rei MG, licenciado em computação e em pedagogia. Nos últimos 13 anos lecionou tecnologia e robótica na Educação Básica, participou de competições em diversas ligas de robótica e teve quatro participações internacionais, nos EUA e Espanha. Coordenou a implantação de uma rede de Fab Labs com 23 unidades espalhadas pelo Estado de SP. E assim surgiu o relacionamento com a formação de professores. Foram 4 anos de formação tecnológica para professores da Educação Básica, onde pude lidar diariamente com as dúvidas e anseios de quem está no chão da sala de aula e, também, contribuir elaborando materiais de estudo para esse público. Minha primeira autoria foi o livro “Descomplicando Arduino”, às vezes me arrisco no saxofone, gosto de histórias e hoje estou aqui, contribuindo com o Ecossistema Picode.

Imagem de uma estudante feliz olhando para a câmera

Did you like Our Proposal?

Receive a
custom price
estimative.

If you are interested in knowing more about our solutions and/or If you have any questions, choose one of the options below and get in touch contact our team!